Jovens de 16 a 24 anos, matriculados na rede pública e inscritos no CadÚnico, interessados nos cursos de suporte ao usuário de informática, pedreiro ou eletricista, têm até esta sexta-feira, 11 de março, para se inscrever no processo seletivo das novas turmas do projeto Semente de Ciência, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). As inscrições podem ser feitas pelo site.

O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira será uma prova com assuntos gerais (português, matemática, raciocínio lógico e redação). A prova acontecerá na segunda-feira (14), no Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (CEDEP), na rua Jaime Vieira Lima, São João do Cabrito, Salvador, onde também acontecem as aulas. Se o jovem for aprovado, participará da segunda etapa, quando será feita uma entrevista presencial. Mais informações sobre os cursos e o processo seletivo no CEDEP, ou pelo telefone (71) 3015-4391.

Serão oferecidas 70 vagas para o curso de suporte ao usuário de informática e 65 vagas para cada uma das turmas dos cursos de pedreiro e eletricista. As aulas acontecerão de segunda a sexta, com duração de quatro horas, no turno à escolha do aluno (manhã ou tarde). A carga horária do curso totaliza em média 400 horas, aproximadamente cinco meses. Além da formação técnica, os alunos recebem fardamento, lanche, material didático, bolsa auxílio e certificado para os aprovados. Os concluintes poderão ser inseridos em vagas de trabalho por meio da Lei da Aprendizagem.

O Projeto Semente de Ciência é uma iniciativa inserida na política pública do Estado da Bahia desde 2011, realizada pela pasta da Justiça Social em parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil). Além das ações de formação profissional e inclusão no mundo do trabalho, o Projeto Semente de Ciência atende crianças, adolescentes e jovens nas atividades realizadas no âmbito de difusão de ciência, oferecidas em caráter itinerante com o Trailer de Ciência, ou mediante visitas ao Centro de Difusão de Ciência no bairro de Plataforma, Salvador.