A Trace Brasil, multiplataforma de mídia pioneira da valorização da cultura afrourbana no Brasil, estreia na próxima quarta-feira, dia 2, às 20h, o projeto “Se jogue na Bahia – Narrativas da cultura baiana”. Idealizada e apresentada pelo comunicólogo Rafael Manga, a atração consiste em uma série de lives com convidados especiais para falar da importância atribuída à cultura para a construção de diferentes narrativas das periferias baianas. O bate papo será realizado mensalmente no Instagram da Trace Brasil.
O primeiro convidado do projeto será o poeta e fotógrafo Breno Silva. Articulador cultural e produtor audiovisual, Breno faz parte do poesia em movimento Coletivo Pé Descalço, idealizado para comunicar em forma de poesia e música a realidade dos jovens da sua quebrada. Silva também coordena a Organização Comunitária Onça Solidária e articula ações comunitárias dentro das periferias da capital baiana.
O “Se jogue na Bahia” busca reunir uma série de relatos de artistas advindos dos mais diversos locais do estado da Bahia, em sua maioria, moradores das periferias, para contar suas próprias narrativas e evidenciar através do audiovisual o trabalho artístico que movimenta o cenário cultural em espaços periféricos, ampliando assim seu potencial de transformação social.
Foto: Divulgação
“A ideia que motiva a proposta é a criação de um espaço para a expressão da subjetividade e para o embate de ideias, como pontos de partida para algo que vá além da centralização de discursos que marcam as representações sobre esses espaços.Queremos apresentar o grande painel multicultural sobre uma Bahia ainda pouco conhecida e despertar uma reflexão sobre como os meios de comunicação vem retratando esses espaços e como através dos meios digitais pode-se contribuir para o rompimento de estigmas e preconceitos”, pontua Rafael Manga, idealizador e apresentador do projeto.
O “Se Jogue Na Bahia – Narrativas da cultura baiana” pode ser assistido toda primeira quarta do mês, às 20h, no Instagram da Trace Brasil.