Com investimento de cerca de R$ 330 mil em requalificação, a Fundação Cultural do Estado, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Funceb/SecultBA) reabriu nesta quarta-feira (11) a Sala de Cinema Walter da Silveira, localizada nos Barris, em Salvador.

Na sessão de abertura os convidados puderam assistir ao filme “O Amor Dentro da Câmera”, dirigido por Lara Beck e Jamile Fortunatto.

A Sala Walter, como é conhecida, é a única sala de cinema pública do estado da Bahia, localizada no subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. “Estamos num dos maiores complexos Culturais do Estado que é a Biblioteca Pública, nos Barris e temos essa Sala de Cinema a única pública totalmente requalificada e essa integração queremos implantar espaços como esse, ou adaptar o que for possível em todo Estado. Para que as pessoas, a comunidade, os estudantes tenham acesso aos equipamentos e às várias linguagens de Cultura de forma pública e inclusiva”, ressalta o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.

A Sala Walter tem a missão de promover de forma gratuita o acesso a conteúdos baianos, brasileiros e internacionais, com ênfase na filmografia latino-americana, através de sessões diárias (estreias e lançamentos), mostras especiais, atividades cineclubistas e retrospectivas históricas. Integra a Cinemateca da Bahia como espaço de exibição de obras restauradas, clássicos e produções históricas.

Historicamente, a Sala está inserida nas principais atividades desenvolvidas na área em âmbito regional, integrando o circuito de festivais, como a Jornada Internacional de Cinema da Bahia; o Panorama Internacional Coisa de Cinema; Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul; Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mohamed Bamba, entre outros.

Fotos: Lucas Rosário/Secult-GovBa