Manter a forma, adquirir hábitos saudáveis é uma tendência constante e a alimentação é uma das principais fontes de boa saúde. Levar as refeições feitas em casa para o trabalho é mais uma forma de garantir uma alimentação segura e já virou febre em alguns estados. Uma delas é as saladas montadas em potes de vidro, são práticas, fáceis de preparar, conservar e transportar.
O detalhe é seguir a ordem dos ingredientes, usar produtos frescos, sempre conservando tudo em geladeira para que não estrague e, principalmente, usar sempre potes de vidro.
Recipientes plásticos contêm substancias tóxicas que passam para o alimento devido à variação de temperatura ou dano na embalagem e podem causar distúrbios no sistema endócrino, além de deixar o organismo mais vulnerável a alguns tipos de câncer.
Dicas importantes:
– Evitar alimentos crocantes como batata palha não são recomendados pois podem amolecer.
– Queijos só devem ser incluídos para consumo no mesmo dia e com um transporte correto (em bolsa térmica, para não ficar muito tempo longe da refrigeração) pois podem azedar.
– Molhos com iogurte também não são indicados em alguns casos, opte por algo mais simples como azeite e mostarda.
– Se as folhas estiverem bem secas e não houver variação de temperatura (tirar e recolocar na geladeira), o pote pronto pode durar até 3 dias, se mantido refrigerado.
Montagem (de baixo para cima)
1ª camada: molho
2ª camada: legumes e frutas
3ª camada: folhas
Depois, antes de abrir o pote, deve chacoalhar bastante para o molho misturar aos demais ingredientes. O legal é sempre variar os tipos de salada. Comer com o almoço ou como lanche.