Uma visita guiada com um grupo de estudantes da Escola Municipal Vila Vicentina, da Liberdade, marcou a entrega, no início dessa semana, do Memorial Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha. A visita foi conduzida pela curadora do Memorial, Lanussi Pasquali, e teve a presença do prefeito Bruno Reis, de gestores municipais do setor cultural.
O Memorial é uma homenagem à participação do povo nos festejos tradicionais do 2 de Julho e é parte integrante dos festejos do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Parte do acervo foi construído durante a festa deste ano, com fotografias das pessoas que estavam no cortejo e captação dos sons emitidos pelas fanfarras, bandas marciais, sambas, cânticos e as vozes. A intervenção e montagem do acervo contaram com investimentos na ordem de R$3,5 milhões.
“Hoje abrimos esse memorial para o público. Esse lugar permite um resgate histórico, para o Brasil e para a Bahia, de um momento importante para essa nação, com a história da Independência contada desde as primeiras batalhas. Dessa forma podemos celebrar ainda mais essa data, que dá força para os baianos, nos inspira e dá coragem, podendo agora se perpetuar para gerações futuras. Esse é o acontecimento mais importante da celebração do bicentenário da Independência, apresentando essa história para baianos e turistas que chegam à nossa cidade e encontram mais esse equipamento, que é uma alternativa de lazer e cultura na primeira capital do Brasil”, destacou o prefeito, cercado pelos pequenos.
Acesso
Um dos principais marcos da celebração do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, o pavilhão foi reaberto no dia 1º de julho, totalmente requalificado, e passará a receber visitas guiadas de baianos e turistas, por meio de agendamento no site da Secult (https://secult.salvador.ba.gov.br/). Durante os dois primeiros meses, as visitas ao Memorial serão agendadas e gratuitas, com atendimento prioritário à comunidade e ao público estudantil. Depois, o funcionamento seguirá como os outros equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, de terça a domingo, mediante taxa de R$20 (inteira) e R$10 (meia).
De acordo com a curadora do espaço, o principal conteúdo do equipamento cultural é a festa e as pessoas que a constituem, há quase 200 anos. O Pavilhão, originalmente, é onde o caboclo e a cabocla ficam guardados o ano inteiro até a saída para as comemorações do 2 de julho, retornando no dia 5, com a tradicional procissão da “Volta da Cabocla”.
O presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes, reforça a importância da preservação da memória cívica. “Do ponto de vista de levar ao conhecimento da população o significado do 2 de Julho de 1823, nada houve até hoje que pudesse competir com esse trabalho que o IGHB, em parceria com a Prefeitura, acaba de entregar à população sobre esse pedaço da história do Brasil que aconteceu na Bahia, compreendendo que além da alegria, estamos celebrando a data magna da Independência, que se consolidou naquele 2 de Julho de 1823”.
Memorial
A ornamentação e demais elementos virtuais do Memorial, que tem três pavimentos, foram construídos a partir do dado arquitetônico, histórico e contemporâneo do Pavilhão, tendo como ponto de partida as carruagens e as imagens dos caboclos, os principais bens do acervo. No teto, bandeiras douradas, inspiradas na alvorada tradicional do dia 2, representam o sentimento de esperança e renovação característicos da alvorada. O Memorial tem direção de arte de Renata Mota e produção executiva de Ana Paula Vasconcelos.
O secretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Pedro Tourinho, destacou a importância do equipamento para que soteropolitanos e turistas possam conhecer mais sobre os heróis da independência. “Esse Memorial 2 de Julho é um importante equipamento turístico, porque permite que as pessoas venham para cá em qualquer época do ano e consigam conhecer a história da Independência do Brasil na Bahia. Agora, Salvador possui uma estrutura para receber turistas para falar sobre esse assunto o ano inteiro. A gente vê no nosso país um movimento muito forte de revisitação histórica e valorização dos heróis populares. A perspectiva da Independência do Brasil a partir da independência da Bahia, com a participação popular, destacando Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica, está vindo à tona de forma mais rica, e isso aumenta a relevância da entrega de um equipamento cultural como esse”.
O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, relembrou que, nos 100 anos de comemoração da Independência do Brasil na Bahia, o povo recebeu de presente o Pavilhão 2 de Julho, que sempre abriga os caboclos entre um cortejo e outro.
“Agora, no marco dos dois séculos de celebração da data, nós inauguramos, no mesmo local, o Memorial 2 de Julho, que homenageia toda força e simbolismo dessa festa. Os caboclos são figuras centrais dessa exposição, cuja proposta é enredar no mesmo fio histórico das pessoas responsáveis pela glória da conquista, e aquelas que mantêm a chama do fogo simbólico, acesa ano após ano. Para garantir que nosso sol brilhe ainda mais, é preciso que todas essas narrativas e seus personagens sobrevivam na memória e no cotidiano de toda a população da Bahia e do Brasil”.
O acervo é, em sua maioria, digital, devido ao espaço reduzido do Pavilhão. No térreo, além das carruagens com os caboclos, telefones públicos estarão expostos com histórias da festa do 2 de julho contadas pelas pessoas que as viveram. Também será exibido um percurso da festa, com um mapa digital mostrando pontos da história da celebração.
“A gente fala: ‘o Convento que Joana Angélica foi assassinada’, como se fosse algo que se perdeu no tempo. Mas o Convento está aqui, ele ainda existe, passamos por ele todos os dias. Então o mapa vai fortalecer a visão tanto do percurso, como ele acontece, e dos pontos históricos importantes. Vamos mostrar a cidade de Cachoeira, que é onde tudo se inicia, inclusive com a saída do fogo simbólico, o entorno do Recôncavo e as principais batalhas na Ilha de Itaparica e em Pirajá”, explicou Lanussi.
No 1º andar, “A Voz do Povo”, estão os mais de 100 retratos tirados durante o bicentenário, entrevistas feitas com pessoas envolvidas diretamente na festa e uma parede com frases retiradas dessas entrevistas que revelam o tom político atemporal do 2 de julho. A curadora contou que “o elemento de reivindicação, da manifestação, que se renova anualmente, é o desejo de liberdade. O 2 de Julho não é uma comemoração que ficou estática, todo ano a gente tem lutas próprias de cada época. Então, a partir das falas dos entrevistados, a gente identificou o que ressoa o sentimento inicial libertário da festa, além do sentimento de gratidão e devoção ao caboclo”, justificou a curadora.
O último pavimento, o mezanino, é onde está o acervo mais robusto da expografia, onde as pessoas podem ler, estudar e interagir, através de uma linha do tempo. Historiadores contam a história do 2 de Julho como se fosse uma conversa. As paredes do Pavilhão foram restauradas nos moldes da década de 1950, com os nomes de soldados, combatentes e batalhas que fizeram parte da Independência na Bahia.
Um patchwork costurado à mão vai incluir nomes que não foram gravados nas paredes antigamente, como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa.