“Salvador nasceu na Barra e, agora, uma nova Barra nasce para Salvador”. Foi assim que o prefeito da capital baiana, ACM Neto, justificou o investimento de R$ 60 milhões para a requalificação da orla da Barra, bairro nobre da Soterópolis. A obra foi conduzida pela construtora Norberto Odebrecht, que segundo a Prefeitura venceu a licitação para elaboração do projeto que conta com novo piso em estrutura intertravada, iluminação de LED, contêineres de lixo subterrâneos, novo letreiro de promoção turística e modificação no trânsito da região. Desde o dia 22 de agosto o soteropolitano já pode visitar o espaço, mas é preciso atentar caso vá de carro, há um perímetro que só pode transitar, a partir de agora, veículos de moradores ou fornecedores do comércio local. Linhas de ônibus do transporte público, sobretudo vindos dos bairros periféricos, deixaram de passar pela região, há alguns meses. Mas o novo equipamento turístico da cidade parece atrair olhares curiosos de moradores e de turistas.

O novo equipamento turístico de Salvador foi inaugurado no dia 22 de agosto. | Foto: Agecom

O novo equipamento turístico de Salvador foi inaugurado no dia 22 de agosto. | Foto: Agecom

“É o primeiro passo de uma revitalização extraordinária que estamos fazendo em vários trechos. E é claro que hoje me sinto orgulhoso porque esse é o grande símbolo da transformação que Salvador está vivendo. Quem viu a Barra do passado e vê a Barra do presente tem noção do esforço que foi feito. Estamos dando um importante passo para o futuro. Salvador vai deixar de ser lembrada como uma cidade de beleza extraordinária que tinha uma das orlas mais feias”, afirmou o prefeito.

Segundo Neto, Salvador, hoje, tem “uma das mais belas orlas do Brasil”.” Estamos ajudando a devolver a cidade aos seus cidadãos, e ver essas transformações é o que nos deixa motivado para que até 2016 tenhamos um litoral completamente requalificada”, disse.

Sinalização

Foto: Agecom

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De acordo com a administração municipal, a nova orla da Barra já conta com uma sinalização especial para pedestres e ciclistas. “A sinalização segue o chamado Projeto de Legibilidade, que utiliza o padrão de grandes metrópoles mundiais como Londres, Nova York e Pari, valorizando a ocupação do espaço público pelo cidadão. São placas disponibilizadas nas esquinas próximas à praia sinalizando as ruas e totens de localização geográfica identificando os monumentos”.

Intervenções

Foto: Agecom

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Foram criadas duas rampas para acesso à praia na altura do Farol e do Porto da Barra e recuperadas 12 escadas com total adequação às normas de acessibilidade, como uniformização dos degraus e corrimãos. Foram renovadas as redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, implantada nova rede de gás, além da infraestrutura para cabeamento de fios. A balaustrada também foi completamente recuperada devido ao seu acentuado estado de deterioração. Agora, a estrutura de 1,3 km deixa de ter aço para não haver corrosão e passa a ser de microfibra plástica, que aumenta a resistência.

Inovações

A moderna iluminação da Barra conta com luminárias em LED, com monitoramento por telegestão. Isso permitirá o acompanhamento, em tempo real, do funcionamento dos equipamentos e do consumo de energia na região. Em caso de qualquer eventualidade, a Prefeitura poderá agir imediatamente. Os refletores voltados para a praia terão a mesma tecnologia, que proporciona economia de 50% no consumo. São 239 postes novos na região requalificada, com estrutura de ferro galvanizado, material mais resistente à corrosão.

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Contêineres de lixo subterrâneos também estão entre as novidades da nova Barra. O cidadão poderá descartar o resíduo através de uma lixeira aparentemente comum, mas que não tem fundo. Ou seja, o lixo segue direto para o contêiner subterrâneo. O que tem três compartimentos pode armazenar até três toneladas. O lixo ficará, portanto, isolado para evitar mau-cheiro e presença de animais. Um dispositivo informará a empresa sobre a necessidade de retirada do resíduo quando alcançar 80% da capacidade. Até 2015, serão 20 contêineres espalhados em diversos pontos, a exemplo do Mercado Modelo, Subúrbio, Lagoa do Abaeté e Cajazeiras.

Segundo a Prefeitura, até 2015, serão 20 contêineres espalhados em diversos pontos, a exemplo do Mercado Modelo, Subúrbio, Lagoa do Abaeté e Cajazeiras. Criada na Alemanha, a novidade já faz parte do cotidiano de locais como Espanha e Emirados Árabes. No Brasil, apenas Fortaleza, São Paulo e Paulínia, no interior paulista, possuem o equipamento. Essa última, inclusive, foi a pioneira no país e já possui os contêineres em 20 pontos da cidade.

Trânsito

No trânsito, as principais mudanças acontecem na Avenida Sete de Setembro, trecho entre a ponta da Rua Barão de Itapuã até o Yatch Club, e na Avenida Oceânica, entre o Barracenter e o Caranguejo do Farol. Nesses locais, o trânsito de veículos será permitido apenas para moradores e prestadores de serviços essenciais, com velocidade máxima de 20km/h. O estacionamento estará proibido.

Foto: Agecom

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Os veículos poderão circular com velocidade de até 30km/h na Avenida Sete de Setembro (no trecho entre o Hospital Espanhol e o Farol da Barra), trecho da Avenida Princesa Isabel (próximo ao Porto da Barra) e nas ruas Marquês de Caravelas, Marques de Leão, Afonso Celso, Lemos de Brito, Barão de Itapuã e Barão de Sergy. O controle de velocidade será feito por meio de fotossensores instalados em pontos estratégicos das vias.

O estacionamento de veículos estará garantido através de vagas que serão disponibilizadas em duas modalidades: Zona Mista (que reúne as zonas Azul e Verde) e a Zona Verde, a depender da via. A Zona Azul é aberta ao público em geral e funcionará todos os dias, das 7h às 18h, com tarifa de R$ 3 para curta duração (período de duas horas) e de R$ 6 para o período noturno (19h às 7h do dia seguinte).

Foto: Agecom

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Já a Zona Verde é destinada a pessoas que residem na via, mas cujos imóveis não possuem garagens. Para utilizar este tipo de vaga, é necessário solicitar a credencial na Transalvador que, após avaliação e aprovação do pedido, emitirá o documento que deverá estar visível no parabrisa do veículo. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h do dia seguinte; sábados, a partir das 14h; e durante todo o domingo.

A Zona Mista está localizada nas duas vias da Rua Marques de Leão e no lado direito da Rua Barão de Sergy. Apenas a Marques de Leão terá Zona Azul para o período noturno. A Rua Afonso Celso terá exclusivamente Zona Verde, com funcionamento no período noturno no lado direito da via.

A Transalvador instalou os chamados segregadores (pequenos blocos de concreto em formato triangular) para evitar que os veículos estacionem em cima do passeio nas demais ruas. A sinalização também foi contemplada pelo órgão para indicar a nova velocidade das vias, fiscalização eletrônica e as áreas de Zonas Azul e Verde.

Outros trechos

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De acordo com o prefeito, a orla da Barra “é apenas parte de um programa de requalificação que está sendo levado a diversos outros trechos do litoral soteropolitano”, a exemplo de São Thomé de Paripe e Tubarão, “ambas em andamento e perto da finalização”. As obras também estão em andamento na Ribeira e já tiveram início em Itapuã. Também serão requalificadas as orlas do Jardim de Alah/Armação, Rio Vermelho, Boca do Rio e Piatã, segundo o gestor municipal.