A programação de maio da Casa Preta Espaço de Cultura é musical, com eventos e shows que trazem pluralidade de ritmos para todos os gostos – poesia cantada e falada, Chorinho, releituras do Pagode dos anos 90, do Brega, da Axé Music, MPB, música romântica, Pop, Samba, Rock, Rap, e-music periférica e muito mais.

 

O abre-alas é o encontro poético e multicultural Sarau do Porto, no primeiro domingo, 01 de maio, a partir das 16h20, que ocupará a Sala Ivana Chastinet, na Casa Preta, para celebrar a cultura sob o comando do trio A Nave – Daniel Farias, Filipe Lorenzo e Daniel Farias – e traz como convidados especiais a cantora e compositora Manuela Rodrigues, num pocket show de “Grito”, novo EP da artista com canções inéditas, um convite para colocar para fora tudo aquilo que está preso na garganta.

 

Outra convidada é a sua majestade Rainha Loulou, drag queen com 21 anos de carreira se apresentando com performances nos bares e boates da cidade, com um repertório antropofágico e prioritariamente brasileiro. Por fim, diretamente de São Paulo, o poeta e artista visual Hugo Paz, que traz o seu trampo e embeleza o Sarau com seus poemas. É importante falar que, no Sarau do Porto o microfone está aberto para quem chega pra somar e declamar poemas, cantar e encantar.

 

Já no dia 05 de maio, a Sala Ivana Chastinet será ocupada pelo quarteto da Roda de Choro – Elisa Goritzki (flauta), Dudu Reis (cavaquinho), Felipe Guedes, (violão 7 cordas) e Sebastian Notini (pandeiro e percussão), instrumentistas que já atuam no cenário musical do choro há muitos anos. Em dois tempos, é a divisão do show. No primeiro momento, o grupo apresentará um repertório variado, com choros em arranjos diferenciados, dando uma abordagem contemporânea a este tão importante gênero musical instrumental brasileiro.

 

No repertório, além dos choros já conhecidos dos grandes Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Waldir Azevedo, terá sempre choros baianos, desde músicas mais antigas de Almiro Deodato, Edson 7 Cordas, Cacau do Pandeiro, bem como composições contemporâneas do cavaquinista Dudu Reis, dentre outros. Num segundo momento, o grupo irá abrir a Roda e convidar os músicos presentes para participarem.

 

*Plural*

E como dito, maio na Casa Preta é musical e plural. No dia 07 de maio, às 20h, tem o show festivo e tropical “Amiúde”, do cantor Cândido, que traz um repertório marcado por canções autorais – como “Lembra Tu”, single lançado no início deste mês de abril e que teve videoclipe gravado na Casa Preta. O cantor e musicista apresentará também  releituras de composições de artistas diversos como Jorge Ben, Djavan, Banda Magníficos, Asa de Águia, Exaltasamba, Liniker e muitos outros.  A apresentação conta com o acompanhamento dos músicos Heverton DiOdé na percuteria, Day Bass no Baixo e com participações do poeta Heder Novaes, a atriz e cantora Natalie Souza, e o cantor Sereno.

 

Vai ter Rock, bebê!. Com o show intitulado “É Tudo Nosso”, a banda FAUNA se apresenta dia 21 de maio com um repertório calcado na miscigenação dos sons que compõem a musicalidade eletrônica brasileira. Vai ter Rock, Rap e muito mais. Com músicas autorais, o coletivo apresenta seu primeiro single “Pavio Curto”, um rock protesto para evocar a voz de todos aqueles que um dia tiveram que se calar. Fauna foi criada a partir do sonho de quatro jovens baianos – Gabriela Calmon (baterista), Daniel França (guitarrista), Guilherme Pavese (baixista) e Tiago Drummond (vocalista) – que em levante trazem a união das pessoas, a luta pela igualdade e a transmissão do amor. O evento conta com a participação especial da banda Anêmona e do Mc Mutano.

 

No dia 22 de maio, distribuindo sorrisos e um bom humor cativante, a partir das 17h, a Dj Belle mixa a representatividade em seus sets. Traz a essência da black music nas suas pesquisas atuais, além de hinos que não saem da moda, agitando o público de qualquer idade. A Dj apresenta ainda uma playlist feminista, com músicas feitas por mulheres pretas, periféricas e artistas da cena independente e alternativa.

 

Para deixar a noite mais bonita, temos as participações especiais das poesias melódicas da cantora e poetisa Singa e do poeta Heder Novaes, ator e fotógrafo nascido, crescido e criado na cidade baixa, que traz em suas canções uma miscelânea poético musical pautada em sua própria realidade como sobrevivente na cidade de Salvador.

 

*Gastrô*

E a cereja da programação musical da Casa Preta é o evento gastronômico “Prato da Casa”. Comer bem, se divertir com uma boa música e experimentar o sabor das artes. Essa é a proposta de mais um projeto idealizado pela Casa Preta, a ser realizado no dia 12 de maio, a partir das 19h30, com foco na gastronomia e na música.

 

Será oferecido um “combo harmonizado” que vai da taça de vinho (ou uma boa cerveja, se preferir), com um delicioso percurso que passa por um pocket show do multiartista Pedro Morais. O cardápio assinado pela Chef Cuca tem uma deliciosa entrada, avança para um prato principal e termina com uma sobremesa de dar água na boca.

 

*Menu*

01 taça de vinho

Entrada – Pasta de gorgonzola + Focaccia

Prato Principal

Rondelli de Brie com damasco e manteiga clarificada de sálvia

Rondelli de Ragu com Agrião ao molho pomodoro artesanal

Sobremesa – Mini Búlgara, com creme e morango fresco)

 

De acordo com Gordo Neto, coordenador artístico da Casa Preta, no Prato da Casa terá a cada mês uma dupla chefe/artista fazendo as honras da casa. A cada dia de evento, grupos se formam antecipadamente e (re)faz-se a mágica do encontro. “Esses encontros adiados.  Esses encontros aos quais nos desacostumamos, mas que aos poucos e com o cuidado necessário, urgem acontecer”, reforça. As reservas serão feitas exclusivamente pelo whatsapp 71 9 8779 6093.

 

*Pautas e Serviços*

A Casa Preta volta às atividades presenciais, com respeito aos protocolos de distanciamento e combate ao Covid-19, e abre suas portas  para que artistas possam ocupar o espaço com seus eventos. Com um diálogo direto com o seu público, a Casa Preta tem um perfil no Instagram (@casapretaespacodecultura), com cerca de 6mil seguidores, e no YouTube (youtube.com/casapreta), com mais de 1,7 mil inscritos. Para solicitações de pauta, os interessados podem ir ao perfil do Instagram ou enviar email para contato.casapreta@gmail.com.

 

Para além de suas salas de ensaio, estúdio de gravação, o quintal ancestral e o Terraço com vista para a Baía de Todos os Santos, a Casa Preta dispõe de salas para ensaio, espaços para apresentações de teatro, dança, música e realização de lives. A Casa oferece  serviços de carpintaria, criação e confecção de cenários, aluguel de equipamentos de som e iluminação, serviço de assessoria de comunicação especializada na área cultural, atores e atrizes, autor(a), roteiristas, cantor(a), musicistas, compositores(as), produtores culturais e staff.