O espetáculo Sarauzinho da Calu, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro na categoria infanto-juvenil, desembarca em São Paulo nos dias 19 e 20 de agosto, para participar do Omodé: Festival Sesc de Arte e Cultura Negra para a Molecada. As apresentações acontecem na unidade do Sesc em Bom Retiro, na zona oeste da capital paulista.
Inspirado no livro infantil “Calu: uma menina cheia de histórias”, escrito por Cássia Valle e Luciana Palmeira, o Sarauzinho utiliza a ferramenta da poesia, música e literatura infantil para falar de representatividade, tradição, memória e identidade. É a história de uma menina negra, que a partir das anotações em seu bloquinho, cria um universo carregado de símbolos da cultura afro-brasileira.
Grupo de Teatro Bonde da Calu
O Sarauzinho da Calu tem direção de Cássia Valle, codireção de Leno Sacramento, direção musical de Cell Dantas e Iluminação de Rivaldo Rio.
No elenco: Amanda Cervilho, Aya Dantas, Clara Cardoso, João Victor Soares, Kely Ribeiro, Lucila Laura, Naira da Hora, Danilo Cerqueira e Taciano Rocha, além dos músicos: Cell Dantas, Daniel Vieira (Nine), Jõao Victor Soares, Shirlei Silva e Welber Crew.
Os artistas formam o Grupo de Teatro Bonde da Calu, liderado pela atriz, diretora, escritora e museóloga Cássia Valle, que integra a Bando de Teatro Olodum há mais de três décadas.
“O Bonde da Calu é o resultado das minhas pesquisas teatrais sobre memória e identidade e atitudes cênicas, sintonizadas com a valorização das raízes da cultura baiana em sintonia com o teatro universal”, explica Cássia Valle.
Sarauzinho da Calu estreou em 2018 e nesses cinco anos percorreu diversos palcos e espaços de cultura, despertando o interesse de adultos e crianças com muita diversão, música e movimentos coreográficos para refletir sobre identidade cultural.
Em 2022, estreou o novo espetáculo infanto-juvenil “A Casa Encantada”.