A ação contou com a participação do público que pôde fazer perguntas, tirar duvidas a cerca do tema
O Festival de Criatividade, Inovação e Negócios do Norte-Nordeste (Festival Scream) iniciou a sua 6º edição nesta quinta-feira (30), na região do Centro-Histórico de Salvador, e se estende até amanhã, sexta-feira (01). O evento traz palestras sobre os setores da comunicação e marketing, inclusão, diversidades, transformação digital, artes e economia criativa.
Em parceira com várias instituições de Salvador, entre elas, a Rede Bahia, o Scream trouxe em seu primeiro dia, no Espaço Cultural da Barroquinha, um painel com o tema “Jornalismo Popular”. A mesa reuniu o jornalista e apresentador Vanderson Nascimento, a primeira mulher assumir a direção geral de jornalismo da TV Bahia, Ana Raquel Copetti, e o produtor Jefferson Borges.
Com mediação do professor Diego Oliveira e o apresentador Rick Bandeira, o encontro tratou como o jornalismo popular busca estreitar o vínculo com o público através de um jornalismo focado na prestação de serviços e na representatividade das classes periféricas, na área do entretenimento temas ligados ao cotidiano das pessoas comuns são pautados conforme a necessidade de ocupação um lugar central na esfera pública contemporânea.
Para Ana Raquel a missão do grupo, além de informar, é construir conexão, identidade, onde o público, por sua vez, possa ser ouvido e ao mesmo tempo representado.”O canal é construir conexão, é você saber conversar e dialogar com seu público, o tema pode ser política, qualquer tema, as pessoas irão prestar atenção se a gente fizer pensando nelas”, afirma Copetti.
O apresentador Vanderson Nascimento enfatizou o quanto o jornalismo popular é cada vez mais presente na sociedade, o quanto ele é importante, e ressaltou também a diferença do jornalismo feito para classes periféricas em relação ao sensacionalismo ou popularesco, termos utilizados, muitas vezes empregados de forma errónea para remeter ao formato citado.
O jornalismo popular ele tem essa missão muito clara de ser simples, acessível, direto, mas não ser chulo, popularesco. O trabalho que fazemos todos os dias, nós atendemos os critérios, não colocamos informações incompletas de apuração, se ouvir os dois lados, sem ter certeza da verdade”, afirma Vanderson Nascimento.
Não é novidade para ninguém, mas o formato “popular” virou o prato preferido dos baianos, na Rede Bahia o fruto do trabalho desempenhado em conjunto entre Ana Raquel e sua equipe, a TV Bahia tem obtido resultados positivos, desde o realinhamento da sua linha editorial, quanto na aposta de criações de programas e formatos que firmam a parceira e o retorno do público com a emissora.
Segundo dados computados pelo Kantar Ibope Media, e replicados pelo site, Notícias da TV, no primeiro semestre deste ano, a TV Bahia se consolidou como um dos maiores shares de audiência entre todas as afiliadas. Salvador foi a terceira capital que mais viu a liderança de audiência em todo o país, ficando apenas atrás da TV Globo, no Rio de Janeiro e RBS, afiliada de Porto Alegre.