Projeto realizou trilha do conhecimento com mentorias técnicas, artísticas e de gestão de carreira. Iniciativa destaca novos talentos e celebra a diversidade musical do subúrbio de Salvador

O projeto Sons do Subúrbio chega ao seu momento mais esperado: o lançamento dos EPs dos oito artistas selecionados na primeira edição. A iniciativa, que tem como objetivo impulsionar a carreira de artistas independentes do Subúrbio Ferroviário de Salvador, vem promovendo um intenso processo de qualificação e produção artística desde setembro de 2025. Agora, o público poderá conferir o resultado desse trabalho através das músicas que chegam às plataformas digitais e de videoclipes. Os lançamentos ocorrem entre 09 de abril e 28 de maio e podem ser acompanhados através do instagram @sonsdosuburbio e youtube: /@sonsdosuburbio

Idealizado pela produtora cultural Edmilia Barros, que foi criada na região suburbana de Salvador, o projeto tem como objetivo identificar talentos da nova cena na música baiana e promover o desenvolvimento desses artistas. A ideia é também ir contra os estigmas que assolam a região periférica, mostrando a rica diversidade cultural e de talentos musicais, que muitas vezes ficam esquecidos por não terem acesso a recursos e oportunidades para desenvolverem plenamente seu potencial.

“Estou muito feliz por chegarmos a esta etapa de lançamento. Foi um processo longo, mas conseguimos produzir um material de qualidade e dar visibilidade a muitos artistas que, até então, não tinham tido a oportunidade de gravar e divulgar seu trabalho. O resultado final reflete a diversidade e a potência do Subúrbio Ferroviário de Salvador, e mal posso esperar para que o público conheça essas vozes e histórias”, conta Edmilia Barros.

Ainda segundo a produtora, a proposta do projeto buscou priorizar artistas que ainda não tinham lançado algum material ou estavam no início da carreira. A iniciativa buscou dar apoio e estrutura para que esses artistas pudessem colocar seus trabalhos na rua, cada um dentro do seu momento, do seu estilo e personalidade.

“Temos histórias incríveis como de artistas que cantavam há anos, mas nunca tinham pisado num estúdio, ou de quem já estava pensando em desistir da carreira artística quando conheceu o projeto. Foi um processo desafiador, mas chegamos a um resultado emocionante, com EPs, videoclipes e ações de profissionalização, como o registro de composições”, conclui Edmilia.

O projeto é realizado por Edmilia Barros Produção & Gestão em Cultura, tem patrocínio do Guaraná Antarctica e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Uma jornada de desenvolvimento artístico

Ao longo do projeto, os artistas participaram de mentorias com profissionais da área artística, de comunicação e gestão, passando por temas como: “Arranjos e sonoridades” com o guitarrista Jordi Amorim; “Como cuidar da sua voz e melhorar seu canto” com a cantora Aiace; “Irradiando sua música: Princípios da comunicação que todo artista deve conhecer”com a jornalista e assessora Gisele Santana; “Formalizando o seu corre!” com o contador Remy De Launay; “Mentoria Musical: Programa de Desenvolvimento Artístico – PDA” com o musicista e produtor artístico-musical Ziati Comazi.

O projeto também garantiu suporte para a gravação dos EPs no Estúdio Caverna do Som, sob direção musical de Irmão Carlos, e a produção de videoclipes acessíveis, em parceria com a Alfazema Filmes, Palavra Chave Acessibilidade e o Instituto Eurides Nascimento.

“Gravamos cerca de 70% dos videoclipes no Subúrbio e também ocupamos espaços simbólicos da cidade, como a Gamboa e a Cidade da Música, mais uma vez reforçando a nossa identidade cultural”, destaca Edmilia.

Conheça os artistas:

Dan e os Caras da Esquina (Paripe) – Lançamento dia 09/04

Em tom de Blues, Samba Rock, Ska e Folk, Dan e Os Caras da Esquina prometem entregar canções para se jogar na pista e se emocionar. A banda é toda formada por músicos do Subúrbio e liderada pelo vocalista Dan Silva que também toca violão e gaita; A banda vem entregando originalidade e suingue no novo EP.

Alexandra Pessoa (Praia Grande) – Lançamento 16/04

Com mais de 20 anos de trajetória na percussão e 16 anos como cantora autoral, Alexandra traz toda sua experiência com a música afrobaiana e nordestina para um novo EP que promete muita emoção, poesia, história e reflexão. Suas letras misturam história, poesia e crítica social, ao mesmo tempo em que celebra a diversidade e beleza natural do subúrbio.

Axel Lór (Paripe) – Lançamento 23/04

Axel Lór traz toda sua vivência como artista do Subúrbio Ferroviário de Salvador para falar sobre desigualdades sociais, superação e autoafirmação. Artista de berço, Axel é ator, escritor e rapper. Com seu trabalho musical ele acredita que é possível uma conexão de almas e assim transforma toda sua dor e revolta em arte.

Luan Carvalho (Mirantes de Periperi) – Lançamento 30/04

Luan traz em suas músicas as raízes do pagode baiano com influências de um groove mais arrastado, do pop e trap. O artista vem mostrar o pagode com uma pegada versátil, com letras que falem de diversos temas, deixe mensagens positivas e ainda coloquem todo mundo pra quebrar.

Silas Niehaus (Fazenda Coutos) – Lançamento 07/05

Cantor, compositor, multi-instrumentista, poeta, ator, artesão e artista Drag Queen. Silas Niehaus traz todas as suas facetas artísticas em um EP que é puro coração e sensibilidade. Com fortes influências do samba, MPB, Pop e Trap, Silas mistura suas diversas vivências como jovem negro e morador do Subúrbio para transmitir sua visão de mundo através da música.

Brenda Cruz (Coutos) – Lançamento 14/05

Com apenas 23 anos, a jovem mistura versatilidade em diversas experiências musicais. Estudou canto lírico na Neojibá e foi backing vocal de Igor Kannário e da banda Muzenza. O álbum faz uma homenagem a sua mãe, que também cantava e foi sua primeira inspiração artística. Suas músicas passam por diferentes ritmos e falam sobre as emoções que fazem parte do universo feminino.

Nanashara Vaz (Periperi) – Lançamento 21/05

Com voz forte e timbre poderoso, a artista aproveita para explorar a sua voz e fazer experimentações rítmicas nesse novo trabalho. Entre o pop e o soul, Nanashara canta sobre o amor em três músicas que contam uma história de encontros e desencontros.

Guias Cegos (Praia Grande) – Lançamento 28/05

A banda Guias Cegos traz uma música autêntica, com um olhar poético e questionador sobre a realidade urbana, o diálogo entre a cidade e o subúrbio, aspectos estéticos, de identidade, memória e disputa de poder sobre a ocupação de lugares.O grupo é formado por quatros jovens artistas: Ueslei Nascimento, Daniele Menezes, Bala de Ogum e Xaves. Seu repertório traz uma nova onda do axé, combinando pagode, ijexá, referências do trap e da música popular brasileira, criando uma sonoridade única.

Os EPs estarão disponíveis em todas as plataformas digitais, e os videoclipes serão lançados no YouTube do projeto Sons do Subúrbio. Mais informações podem ser acompanhadas em: www.sonsdosuburbio.com

Acompanhe em:
Instagram: @sonsdosuburbio
Youtube:/@sonsdosuburbio