Canção é a quarta autoral do grupo instrumental ‘colombaiano’ que tem como base de sua pesquisa musical as sonoridades latino-americanas

Está disponível em todas as plataformas de streaming musical o último lançamento do grupo instrumental Sonora Amaralina, “El Ritual de La Cumbia”. O single foi lançado com o apoio do projeto Novíssimos Labs, realizado pela Maré Produções e criado em parceria com o selo criativo IXI, apresentado pela Devassa via Tudo Nosso e pelo Governo da Bahia, e patrocinado pela Oi Futuro.

A música “El Ritual de La Cumbia” tem inspiração nas civilizações originárias que habitavam as fronteiras de Peru, Colômbia, Bolívia e Brasil, ou seja, a Amazônia latino-americana, assim, faz jus ao leque de nacionalidades dos integrantes da orquestra. Esta é a terceira música autoral da Sonora Amaralina, apenas em 2023. Ao todo, a trupe possui quatro composições próprias, além de “El Ritual de La Cumbia”: “Quarenteniando”, “Quebra Coco” e “O Tchê”. O trombonista Matias Traut pontua que “El Ritual de La Cumbia” tem uma sonoridade que se diferencia das demais.

A canção instrumental resgata o estilo “chicha” peruano, e traz a mistura da Cumbia rebaixada oriunda do México – que é a base melódica da orquestra – com os tambores tradicionais da cumbia colombiana que transportam os ouvintes para o país sulamericano. “O protagonista da vez é o teclado. Os sons criam texturas que interagem com os sopros e a percussão, e assim vai até o final da música”, descreve Matias.

O grupo Sonora Amaralina é formado por Daniela Natali (clarinete), Matias Traut (trombone), Fernando Isaia (trompete e maraca), Lucas Declie (sax alto), Gleison Coelho (sax barítono), Remo Bianco (sax tenor), Alexandre Vieira (baixo), Marcel Moron (congas) , Mauricio Muñoz (percussão), Edu Tellagorry (piano) e Juan Pablo Aguilar (güira).

Sonora Amaralina traz releituras do repertório de orquestras da música popular latino-americana, de compositores clássicos como Lucho Bermudez, Pacho Galan, Climaco Sarmiento, assim como compositores contemporâneos de outros países. O repertório da orquestra inclui músicas autorais com sotaque soteropolitano. Elas são compostas, a partir de uma pesquisa histórica, de como o ritmo se espalhou por todos os países da América, até chegar ao Brasil.

Ficha técnica
Composição e arranjo: Fernando Isaia e Matias Hernan Traut
Gravada no estúdio 12 por 8, em agosto de 2023
Técnico de gravação: Pablo Moreno.
Mix e Master: Carlos E. Andrade Santos

Daniela Natali (clarinete)
Matias Traut (trombone)
Fernando Isaia (trompete e maraca)
Lucas Declie (sax alto)
Gleison Coelho (sax barítono)
Remo Bianco (sax tenor)
Alexandre Vieira (baixo)
Marcel Moron (congas)
Mauricio Muñoz (percussão)
Edu Tellagorry (piano)
Juan Pablo Aguilar (güira)

 

Foto: Caio Lírio.