Itacaré, na Costa do Cacau, foi o destino escolhido por milhares de turistas no feriado prolongado de Finados. O Surf Eco Festival lotou a cidade, principalmente no fim de semana, com os shows de grandes atrações da música nacional, como Seu Jorge, Cidade Negra, Ponto de Equilíbrio, Legião Urbana, Baiana System, entre outras.
O Surf Eco Festival foi realizado pela Dendê Produções com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), da marca Mahalo, Prefeitura Municipal de Itacaré, Pousada Ecoporan, TV Santa Cruz e Skol.
Em 2015, pela primeira vez, o Surf Eco Festival foi vencido por um surfista de outro país. Até o ano passado, só tinha dado Brasil no alto do pódio, começando com Adriano de Souza ganhando a primeira edição em 2008, na Praia do Forte, em Mata de São João, no Litoral Norte da Bahia.
Depois, o evento mudou para Salvador e três surfistas festejaram seus primeiros títulos no Circuito Mundial, o cearense Marcio Farney em 2009, o baiano Bino Lopes em 2011 e o capixaba Krystian Kymerson em 2012. Em 2013, nova mudança para Itacaré e o pernambucano Halley Batista conquistou o primeiro título na Praia da Tiririca, com o paulista Alex Ribeiro sendo o campeão no ano passado.