Imagine que num futuro bem próximo você poderá desfrutar de poderes dignos de super-heróis. Visão aguçada, roupas indestrutíveis, ou até mesmo voar. Com a evolução da ciência e investimento em pesquisas tudo isso será uma realidade. Este conceito é denominado de Wearable Technology, ou Tecnologias Vestíveis.
Tecnologia Vestível é todo equipamento tecnológico que pode ser trajado por uma pessoa, aumentando seus sentidos como visão ou fornecer características que não são presentes em seres humanos como a possibilidade de voar. A gigante de buscas na web, Google, está prestes a lançar o seu equipamento no ramo. O Google Glass, um óculos que tira fotos, envia mensagens e, conectado a internet através de rede wifi ou 3G permite a interação do usuário com redes sociais, ações na bolsa e diversos serviços do Google como Google Street View. O equipamento está em testes, mas tem previsão para lançamento em 2014.
Um seguimento que anda abusando do uso de tecnologias vestíveis é a categoria de produtos fitness. Relógios e Tops que medem todos os parâmetros de uma atividade física como batimentos cardíacos, quilômetros percorridos, pressão sanguínea. Através desses equipamentos atletas podem ter seus níveis e desempenhos avaliados e monitorados por especialistas em prol de uma boa alimentação e sono.Numa partida de futebol também é possível verificar quais áreas do campo o jogador esteve com maior freqüência e com isso corrigir o posicionamento do atleta de acordo com sua função.
Outras tecnologias vestíveis são as camisetas indestrutíveis. Através de uma pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, pesquisadores conseguiram criar nanofios de algodão reforçados com carboneto de boro, permitindo a fabricação de camisetas leves, porém resistentes. Esses trajes podem vir a auxiliar as forças armadas e a polícia. Outra invenção interessante vem da Universidade de Illinois, Chicago. Estudantes tentaram recriar, com auxílio de sensores (sonares e infravermelho), o sentido aranha, do clássico personagem vivido por Peter Parker. O modelo sairia por US$ 500,00 e ajudaria pessoas com deficiência visual e auditiva a aumentar a interatividade ao seu redor.
Como se já não bastasse um óculos que permite vários cenários, especialistas da Suíça e Estados Unidos anunciaram recentemente que estão trabalhando numa pesquisa de lentes de contato capaz de aumentar a visão em 2,8 vezes o campo de visão se combinado com um óculos especial. Outro invento interessante são os exoesqueletos criados pela NASA para ajudar astronautas em suas atividades. Tanto a lente high-tech quanto o exoesqueleto poderão auxiliar, respectivamente no tratamento de problemas de visão e terapias com deficiente incapazes de se locomover.