O relógio marcava cinco da manhã e, antes do galo cantar, uma alvorada de fogos rompeu o silêncio e cortou o céu de Rio de Contas, município da Chapada Diamantina e primeira cidade planejada do Brasil. O lugar, que parece um presépio, reunia desde a noite anterior moradores e turistas para festejar, tradicionalmente, o Corpus Christi. O festejo fomenta a economia local e, além da parte religiosa, tem a festa “profana” que reúne moradores da região, turistas e ainda autoridades políticas, sobretudo em ano eleitoral.
As ruas da cidadezinha, na madrugada do dia 18 de junho, foram iluminadas apenas por lanternas. Após a alvorada, já no dia 19, o Corpus Crhisti, estudantes do lugarejo cobriram as ruas com tapetes feitos de palha de arroz, areia e pó de serra, para a passagem da procissão com o Corpo Eucarístico de Cristo, conduzido por Dom Armando Bucciol, que também presidiu a missa solene na Igreja Senhora Santana. O governador Jaques Wagner e a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, estiveram na celebração católica.
Os turistas que foram acompanhar essa tradição baiana se encantaram também com as casas enfeitadas pelos moradores de Rio de Contas. “Eu já conhecia a cidade, mas não nesta ocasião. Estou encantada com a decoração, com a união da comunidade, com a socialização, eu estou apaixonada”, afirmou a professora soteropolitana Soraia Faria, que visitou o lugar com o marido Maurício Faria.
Para o paulista Aparecido Martins, que está passando o feriado e o final de semana no município, os shows na praça, a iluminação, o encantaram: “Isto é importante, atrai pessoas de fora e tem uma dinâmica cultural muito rica”.
Proprietária da Pousada Maia, onde Aparecido está hospedado, Tânia Maia disse que nesta época a renda está garantida. “Neste período a fé e a tradição, que hoje não são mais vistas em todo lugar, atraem muitos turistas e realmente as pousadas ficam lotadas”.
A estudante Ana Paula Souza, 12 anos, está na sétima série e foi uma das voluntárias que ajudaram na ornamentação das ruas. “Há muito tempo o tapete tradicional por onde a procissão passa é feito pelos alunos da cidade. O município é conhecido como cidade histórica e esta festa religiosa atrai muitos turistas. E para nós estudantes também é bom porque vamos fazendo este trabalho voluntário”, contou.
Aos 60 anos, Regina Souza, moradora de Rio de Contas, diz que o maior prazer da sua vida é esta passagem do santíssimo. “Isso é uma honra para nós, além de ser muito bom porque atrai turistas, que melhoram a renda da cidade”, afirmou.
O Santíssimo Sacramento ficou disponível para adoração desde o meio-dia, após a missa na Igreja Senhora Santana, que tem mais de 200 anos de construída. A partir das 16h, como todos os anos, foi levado em procissão pelas ruas da cidade, até a Igreja Matriz.
Governo
No mês passado, o governador do estado entregou, em Mato Grosso, distrito de Rio de Contas, o Sistema de Abastecimento de Água da localidade, que foi ampliado. Mais de mil moradores estão sendo beneficiados pela água do Rio Brumado, a partir de 300 ligações domiciliares.
Na ocasião, Wagner também assinou Ordem de Serviço para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e construção de Adutora, que vai atender mais de quatro mil moradores da localidade de Marcolino Moura, uma das maiores da região. A implantação de 1.260 metros de tubos, Estação Elevatória e de Tratamento terá investimento de R$ 1,6 milhão, com recursos do Governo do Estado, por meio da Embasa.
A população da histórica Rio de Contas, será beneficiada ainda com a inauguração de mais uma unidade da Farmácia da Bahia. O objetivo do Programa é fortalecer o processo da reestruturação dos serviços e o desenvolvimento das ações de assistência farmacêutica em 50 municípios baianos até 15 mil habitantes.
Oposição
O ex-governador e candidato da oposição ao governo do estado, Paulo Souto (DEM), também esteve nas festividades em Rio de Contas. Segundo ele, se trata de uma “tradição pessoal”. O município é terra natal do pai dele, o falecido desembargador Antônio Carlos Souto.