Tradição no Recôncavo Baiano, o município de Santo Amaro, localizado a cerca de 80 quilômetros de Salvador, realiza a 127ª edição da festa do Bembé do Mercado. O evento que, este ano, tem como tema Orum Ayê, a força dos Orixás, começa na quarta-feira, 11 de maio, e segue até domingo (15), no Largo do Mercado. De acordo com a prefeitura local, cerca de 30 mil moradores e visitantes devem participar das celebrações.
O Bembé comemora a libertação, em 1888, dos negros escravizados. Conta com celebrações do candomblé em plena rua e reafirma a cultura de origem africana, muito forte na Bahia, especialmente no Recôncavo. A manifestação popular tem o título de patrimônio imaterial da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).
De quarta (11) até sábado (14), o Largo do Mercado recebe apresentações de manifestações culturais, das 19h às 21h. Também, nesses dias, a partir das 21h30, são realizadas celebrações típicas das religiões de matriz africana, que atraem adeptos de outras cidades baianas e visitantes interessados em participar do único candomblé de rua do mundo. Apenas na sexta-feira (13), os rituais cedem o horário das 21h30 para apresentações de grupos de samba de roda.
Já no domingo (15), às 9h, o povo de santo sai do Largo do Mercado em direção à praia de Itapema, também em Santo Amaro, para fazer a entrega do presente à Iemanjá (balaio com agrados para a orixá, como flores e perfumes, dentre outros artigos). No retorno, por volta das 14h, a programação é encerrada com um almoço, no mesmo largo.
Qualificação de mão de obra – Para sensibilizar os moradores da cidade quanto à importância da qualidade na prestação de serviços aos visitantes do município, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) ofereceu mais de 100 vagas para qualificações na cidade, no final de abril.
Proprietários e funcionários de hotéis, pousadas, restaurantes e outros comerciantes tiveram a oportunidade de participar dos cursos de noções de turismo e qualidade no atendimento ao público, além do workshop de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. Também foi realizado o seminário de Turismo Étnico-afro, que abordou, dentre outras temáticas, a produção associada ao turismo como oportunidade para geração de renda à população local.
Programação do Bembé do Mercado 2016
Quarta-feira (11/05)
19h às 21h – Apresentação de manifestações culturais
21h30 – Celebração do candomblé
Quinta-feira (12/05)
19h às 21h – Apresentação de manifestações culturais
21h30 – Celebração do candomblé
Sexta-feira (13/05)
19h às 21h – Apresentação de manifestações culturais
21h30 – Apresentação de grupos de samba de roda
Sábado (14/05)
19h às 21h – Apresentação de manifestações culturais
21h30 – Celebração do candomblé
Domingo (14/05)
9h – Saída do Largo do Mercado para entrega do presente de Iemanjá
14h – Almoço do povo de santo no barracão do Largo