Fora dos ringues das disputas políticas do processo eleitoral nas 417 cidades baianas, ano que vem, o governador do estado, Rui Costa (PT), e o prefeito da capital, ACM Neto (DEM), participaram de reunião com os ministros da Integração, Gilberto Occhi, e das Cidades, Gilberto Kassab, na noite de segunda-feira, 06 de julho. No ato, o chefe do Executivo esatdual solicitou a construção de 5 mil unidades habitacionais por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida” para as vítimas da chuva.
Durante o encontro, foi estabelecida a criação de dois grupos de trabalho para a realização das intervenções em Salvador e outras cidades baianas. Uma equipe ficará responsável pelas obras de contenção de encostas na capital, e outra pela construção dos imóveis para pessoas que tiveram suas casas destruídas ou foram removidas de suas residências pelo risco de desabamento.
“A expectativa é que até outubro possamos contratar as casas já dentro do novo marco legal do programa Minha Casa Minha Vida 3”, adiantou o governador após a reunião, realizada na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Quanto às obras de contenção, um estudo será concluído, em cerca de duas semanas, para que o Ministério das Cidades estabeleça o valor que será investido.
Mais cedo, na Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Rui autorizou o início de obras de saneamento e pavimentação em 10 municípios do estado, que somam R$ 625 milhões e beneficiam, segundo o governo, 490 mil pessoas.