Com o objetivo de debater a temática ‘Violência’ sobre diversos pontos de vista, a coordenação dos cursos de Comunicação Social e a TV FTC promove no dia 18 de março, no auditório Astor Pessoa, às 19h, a segunda edição do Seminário Imagem e Memória: Múltiplos Olhares.

10632587_736596826430288_4040852145682283756_n - Cópia

Professora Hanayana Brandão

A atividade interdisciplinar que envolve os cursos de Jornalismo, Cinema e Vídeo, Publicidade e Propaganda, possui inscrições gratuitas (no local), é aberta para estudantes das diversas áreas do conhecimento, profissionais, interessados e tem como palestrantes professores da Instituição.

Mais informações com a coordenação do curso pelo telefone 71 3281-8524.

Cultura e Violência em perspectiva

A violência é um fenômeno conhecido e institucionalizado nas relações humanas, a proposta de refletir sobre as relações entre violência e cultura toma como ponto de partida o pensamento de atores como Hannah Arendt, Muniz Sodré e Michel Maffesoli, passando por temas que envolvem Estado, a mídia e a comunicação social.

Palestrante – professora Hanayana Brandão Guimarães Fontes Lima, mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (UFBA), professora dos cursos de Comunicação da FTC, da Pós-Graduação em Gestão Pública da UNEB e da Pós-Graduação em Gestão Cultural da UESC.

 

12185072_934575706632398_7859116303488329638_o

Professor Eder Luis Santana

– Violência e subalternidades

Como os jornais silenciam os atores sociais e exploram a violência a partir de recortes étnicos, de classe e de gênero. Foco no subalterno e no simulacro da mídia formado na cobertura midiática.

Palestrante – Professor Eder Luis Santana, especialista em Jornalismo Contemporâneo, mestrando em Cultura e Sociedade na UFBA, membro do Grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS) da UFBA.

 

– Marcas da Violência: uma travessia pelo gênero terror

Professor Leonardo Campos

As décadas de 1970 e 1980 tiveram como referência produções cinematográficas que utilizavam a violência como válvula de escape para os medos sociais: era o gênero slasher movie. Aspectos gráficos e psicológicos demarcaram a violência como um dos elementos centrais dos conflitos propostos por estas narrativas.

 

Palestrante –  Professor Leonardo Campos Cerqueira é Graduado e Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Cinema e Audiovisual pela UNIJORGE, atua como crítico de cinema no Portal Plano Crítico.

Professor Alberto Freire

 

– Mídia e Cultura do medo

“Cultura do Medo” é o título da obra de Barry Glassner que traça um panorama da violência contemporânea e o sentimento do medo, difundido e alimentado por vários segmentos, inclusive a mídia. Nesta comunicação pretende-se abordar o viés dessa cultura do medo como um conteúdo ou produto de relevância mercadológica nos meios de comunicação.

Palestrante – Professor Alberto Freire, Doutor em Cultura e Sociedade (UFBA), mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e Jornalista. Professor do curso de comunicação e do Mestrado da FTC.

 

 O II Seminário Imagem e Memória: Múltiplos Olhares acontecerá no dia 18 de março no Auditório Astor Pessoa (FTC Salvador – Módulo 4, Nível 5 ás 19h.

Mais informações com a coordenação do curso pelo telefone 71 3281.8524.