Vivo

Não podia ser melhor. No domingo, 16 de março, o Galícia goleou a Catuense por 3 a 0, no estádio de Pituaçu, chegou aos 11 pontos no grupo 2 do Baianão e encostou de vez no Vitória da Conquista, que perdeu em casa para o Bahia e agora fica na obrigação de vencer o clássico contra o Serrano, no domingo que vem, para não ter que depender de tropeço do granadeiro azulino diante da Juazeirense, em Juazeiro. Caso o time da capital vença seu compromisso e o bode perca ou empate, o adversário do Vitória nas semifinais será o Galícia.

Vantagem

A vantagem é grande. No sábado (15), o Vitória derrotou a Juazeirense por 3 a 2, em Pituaçu, e garantiu o primeiro lugar geral da segunda fase, o que dá ao rubro-negro a vantagem de jogar às semifinais por dois resultados iguais (e com o jogo decisivo em casa) para ir às finais da competição – o que não é pouco. Embora ainda demonstre instabilidade e problemas de posicionamento da defesa, o time comandado pelo técnico Ney Franco somou o maior número de pontos (19), tem o melhor ataque, com 18 gols (ao lado do Conquista) e a melhor defesa (ao lado do Galícia, sofreu seis gols).

Talisca

Jovem diferença. Autor de dois gols na vitória de virada ontem para cima do Conquista, o meia Anderson Talisca tem deixado o posto de promessa tricolor para virar protagonista. Técnico e veloz, o jogador ainda tem o recurso da bola parada e os chutes de fora da área para fazer a diferença em prol do time de Marquinhos Santos. Vale lembrar que além dos gols marcados diante do bode, ele também deu assistência para o tento de Marcão. Em pensar que, até pouco tempo, vinha começado os jogos na reserva de Branquinho e cia…

Baianinho

Começou a luta. Neste domingo teve início o Campeonato Baiano da Segunda Divisão, com destaque para as vitórias do Ypiranga (sobre o Itabuna), do Colo Colo (diante do Atlético de Alagoinhas), do Jacobina (contra o Leônico) e do Flamengo de Guanambi (em cima do Jequié). Na quarta-feira (19), Ipitanga e Fluminense de Feira concluem a primeira rodada. Vale lembrar que o campeão e o vice garantem vaga à elite do futebol da Bahia em 2015. Torneio de “tiro curto”, a competição promete grandes emoções até a última rodada, prevista para 11 de maio.

Ética

Sobre a lista do “jabá”. A lista recente divulgada pela diretoria do Bahia acerca de radialistas que recebiam dinheiro do clube com o qual trabalhavam diretamente resulta, obviamente, em um conflito de interesses, mesmo que tal relação tenha se dado de forma indireta, por meio de contrato publicitário, serviços prestados ao departamento de marketing ou passagens aéreas. Que cobertura jornalística terá o mínimo de independência levando-se em conta que determinados profissionais são beneficiados, de alguma forma, com os recursos da instituição?

Racismo

Vergonha que segue. Em apenas três dias seguidos, o Brasil presenciou dois casos de discriminação ao negro e um ao nordestino: o árbitro Márcio Chagas da Silva, o jogador Arouca e o time feminino do São Francisco. Os criminosos, promotores dos atos de racismo, sequer foram identificados, muito menos punidos, o que estimula o nascimento de novas agressões. Em relação ao episódio que envolveu o juiz gaúcho, o clube Esportivo foi condenado a multa e perdeu o mando de campo de cinco jogos, por não ter coibido a violência. Mas os racistas estão soltos.

Pimentinha

O Vitória tem alguma lista de “jabá”?