Último final de semana do Comida di Buteco tem pratos especiais com a temática das mamães e valor fixo de R$ 35 por petisco.

Neste Dia das Mães, 11, que tal trocar o tradicional almoço por uma experiência gastronômica nos botecos da cidade? Salvador oferece mais de 59 opções criativas e cheias de sabor para quem quer celebrar a data de forma descontraída, com petiscos autorais de chefs, drinques gelados e clima acolhedor.

De canudinhos de vatapá recheados de camarão a cupcakes de costela suína com bacon, os bares da capital estão com menus especiais que combinam tradição, inovação e afeto em mais de 30 bairros da capital. As famílias podem aproveitar petiscos de casquinha recheada com pirão de banana da terra, dadinho de pernil suíno acompanhado de molho confit e camarão salteado na manteiga de escargot, acompanhado de ‘tapioquinhas’; ainda neste final de semana.

Entre os pratos que estão chamando atenção, o ‘Mamãe eu quero!’ é sucesso do Campo Grande, trazendo carne de fumeiro ao forno, com manteiga de garrafa e acebolada, acompanhada de farofa de banana da terra, salada de feijão fradinho, polenta de milho verde e geleia de abacaxi com bacon. Outra pedida popular está no Nordeste de Amaralina, com o saboroso ‘Moela da Mainha’ – Moela acompanhada de farofa, pão e molho.

Para quem quer lembrar do tempero da ‘Comida de Mãe’, o menu do Biritódromo Bar de Praia, na Federação, acrescenta ao menu o prato que carrega polenta cremosa com creme de queijo, coberto por ragu de cupim.

Se o objetivo é sair do convencional, confira 5 lugares para curtir este domingo no Dia das Mães, em um roteiro que une boa gastronomia, drinques, lazer autêntico e uma pitada de surpresa — afinal, este é o último fim de semana dos menus especiais do ‘Comida di Buteco 2025’:

Point Campo Grande – Campo Grande
Prato: Mamãe eu quero!
O que vem: carne de fumeiro ao forno, com manteiga de garrafa e acebolada, acompanhada de farofa de banana da terra, salada de feijão fradinho, polenta de milho verde e geleia de abacaxi com bacon.

Casa Amarela Bar – Santo Antônio Além do Carmo
Prato: Moela da mainha
O que vem: moela acompanhada de farofa, pão e molho.

Biritódromo Bar de Praia – Federação
Prato: Comida de Mãe
O que vem: polenta cremosa com creme de queijo, coberto por ragu de cupim.

Botecar Bar e Petiscaria – Resgate
Prato: Brigadeiro de Pernil
O que vem: bolinho de pernil desfiado sem massa com barbecue, Tequila e farofa de bacon.

Casa da Renatinha – Piatã
Prato: Batata da Gratidão
O que vem: batata assada recheada de camarão, queijo gorgonzola finalizado com queijo coalho maçaricado acompanhado de molho agridoce.

Apostando em receitas que misturam tradição, inovação e tempero de raiz, os pratos comemoram a temática dos 25 anos do Comida di Buteco, celebrando a criatividade dos chefs e a riqueza gastronômica local. O melhor de tudo: todos os pratos do concurso custam R$ 35, ideais para petiscar em lazer com a família. Os bares também participam do Desafio da Caipiroska até o Dia das Mães, explorando a criatividade por trás do drink brasileiro reinventado com vodka.

Os bastidores do voto: como é escolhido o melhor boteco da cidade

Enquanto o público se delicia com petiscos criativos e o clima acolhedor dos bares participantes, por trás dos bastidores acontece um processo rigoroso de avaliação que define o campeão regional do Comida di Buteco 25. Finalizado os 30 dias de concurso, o público e o corpo de jurados somam votos em quatro critérios: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O destaque vai para o prato inscrito, que tem peso de 70% da nota final — outros quesitos somam 10% cada.

O sistema de votação é equilibrado para garantir uma escolha justa: o voto do público representa 50% da pontuação total, enquanto os jurados especializados respondem pelos outros 50%. A combinação permite que a experiência afetiva e o olhar técnico contribuam para o resultado final. O boteco vencedor em Salvador se classifica para a etapa nacional, onde concorrerá com campeões de todo o Brasil pelo título de ‘Melhor Buteco do Brasil’.

A expectativa para 2025 é alta. Só em Salvador, a organização espera alcançar a marca de 42 mil votos. Na edição anterior, a capital baiana registrou um crescimento de 38% na votação, reforçando o engajamento do público e a importância do evento na cena gastronômica local. O resultado do grande campeão do Comida di Buteco 2025, em Salvador, será anunciado no dia 27 de maio.