Na Bahia, “catado” é coisa boa.

Da gastronomia à música, da baiana quituteira ao aperitivo feito com siri, da hábil marisqueira à turma que não deixa para trás uma latinha de cerveja nas festas de largo.

Em cada beco, em cada canto da Soterópolis tem catados, catadinhos.

E foi exatamente neste contexto típico da baianidade que nasceu o Catado de Cultura.

 

Catamos aqui boas histórias!

Catado é um site jornalístico de ‘good vibes’, da diversidade baiana. Apresentamos aos leitores, diariamente, um farto tabuleiro onde se encontram delícias culturais, gastronômicas, turísticas e do cotidiano singular e plural da Bahia, dos baianos e das baianas.

O que queremos é difundir o fazer artístico baiano, promover a diversidade cultural e pautar as vivências de artistas da Bahia, sobretudo aqueles que ainda batalham por “um lugar ao sol”.

O Catado quer democratizar a comunicação e estimular o consumo de produtos culturais locais.

Somos também uma série audiovisual “fora da caixinha” que visibiliza os tesouros escondidos e cata a infinidade de expressões culturais e artísticas do povo baiano. Expressões estas que, muitas vezes, não encontram espaço na mídia convencional.

Linha do Tempo

2011 – Nascia o “Bahia na Lupa”, nosso primeiro nome. Pautávamos de tudo, política, esporte, cultura… 

2016 – É criado o quadro “Catado de Cultura”, uma agenda cultural semanal com comentários sobre artistas independentes, cujas suas pautas não apareciam com destaque nos jornais impressos de grande circulação no estado…

2017 – O quadro vira programa audiovisual na internet, com canal no Youtube… 

2018 – O programa web se torna série de TV e firma parceria com a TV Alba…

2018 –  Neste mesmo ano, também passa a ser veiculado pela TV Kirimurê…

2021 – O site Bahia na Lupa vira site jornalístico-colaborativo Catado de Cultura, focado exclusivamente para na cena cultural plural, curiosidades, roteiros de viagem e na gastronomia baiana e nordestina…

2022 – Vai ao ar a Temporada 6 do programa, somando após ela 64 episódios, mais de 100 personagens “catados” e essas boas histórias contadas para mais de 300 mil espectadores nas redes sociais, aqui no site e nas TVs públicas parceiras…   

2023 – Uma nova equipe, formada por jovens profissionais da Comunicação, assume a direção de Conteúdo do Catado…