Diretores podem inscrever seus filmes até 18 de maio; produções serão exibidas em 12 cidades da Chapada.

O Facine – Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina já tem data marcada, será realizado entre 4 e 13 de setembro, e os diretores e diretoras interessados em participar da sua terceira edição podem inscrever seus filmes até o dia 18 de maio.

De caráter não competitivo, o Facine é totalmente voltado às questões socioambientais e recebe produções de todo o Brasil para as mostras que acontecem de forma descentralizada em 12 cidades do território da Chapada Diamantina. Entre os pontos de exibição, estão teatros, escolas, associações e sindicatos, universidades, pontos de cultura, bibliotecas, galerias e espaços especiais em comunidades rurais e território indígena, de forma a levar o cinema para um público cada vez maior e mais diverso.

Em torno de 40 produções cinematográficas serão selecionadas para esta edição, que contará com uma mostra especial com filmes de diretores chapadeiros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário online disponível no perfil do Facine no Instagram (@facinechapada), onde também é possível acessar o regulamento, ou pelo e-mail aracacultura@gmail.com.

A lista com os títulos selecionados será divulgada no dia 1º de julho.

Sobre o Facine

Pensado para fortalecer o cenário do cinema e audiovisual na Chapada Diamantina, o Facine potencializa reflexões sobre as temáticas socioambientais tanto por meio das produções audiovisuais selecionadas, quanto pelas rodas de conversas e oficinas promovidas pelo festival.

A capilaridade é uma característica que visa descentralizar a programação e, com isso, construir um circuito exibidor que atenda as demandas das instituições e organizações do território. Ao chegar a diferentes cidades e comunidades, o Facine diversifica o público, amplia seu alcance e fortalece as reflexões e debates sobre os temas socioambientais em evidência.

Nas suas duas primeiras edições, produtores e espectadores abordaram pontos importantes para o território em produções que vão dos curtas de animação aos documentários de longa-metragem, sempre visando recriar imaginários e focos de atuação consciente no que concerne ao respeito ao meio ambiente e às comunidades tradicionais como espaços de preservação.

Na trajetória do festival, já são mais de 70 filmes exibidos e um público total de, aproximadamente, dez mil espectadores, entre exibições online e sessões presenciais. 

Quem apoia

O projeto tem patrocínio da Neoenergia Coelba e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Serviço:
O quê: Inscrições abertas para o 3º Facine – Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina
Quando: De 18 de abril a 18 de maio
Onde: Formulário online disponível no perfil @facinechapada ou pelo e-mail aracacultura@gmail.com
Quanto: Gratuito