Este ano, o Dia Internacional da Floresta, que é comemorado em 21 de março, tem uma marca de destaque: uma série de eventos, incluindo performance artística, exposição de moda e uma conferência sobre como as florestas podem inspirar a indústria da moda e como esta pode contribuir para um mundo mais sustentável.

A indústria da moda também pode causar menos impactos ao meio ambiente, sem deixar de ser competitiva | Foto: UN Photo/UNEP

A indústria da moda também pode causar menos impactos ao meio ambiente, sem deixar de ser competitiva |
Foto: UN Photo/UNEP

A abordagem principal do evento promovido pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) na Suíça será sobre as inovações com fibras florestais e como elas conseguem, ao mesmo tempo, contribuir para uma economia mais verde, estarem na moda e serem rentáveis.

A conferência Moda pelas Florestas – Florestas pela Moda reunirá gestores florestais, produtores e varejistas de roupas. A mensagem é simples: nossas escolhas, até mesmo sobre a forma como nos vestimos, podem fazer a diferença e nos guiar para um mundo mais sustentável.

O desenvolvimento sustentável é uma prioridade na agenda das Nações Unidas. Promover padrões de produção e consumo sustentáveis exige não só vontade política e compromisso, mas divulgação em todos os níveis da sociedade para mudar prioridades, hábitos e práticas insustentáveis. As alterações, muitas vezes, dependem de conhecimento e escolha, mais que de acessibilidade.

*EcoD/Via ONU Brasil