A 26ª Lavagem Cultural será realizada na quarta-feira, 03 de fevereiro, véspera do início do Carnaval, em Salvador. A tradicional abertura do calendário carnavalesco do centro histórico será cumprida com cortejo partindo da frente do Palácio Rio Branco, na Rua Chile, às 15h, e seguindo até o Largo Tereza Batista. Lá serão coroados a rainha e o rei da festa deste ano: a cantora Mari Antunes, da banda Babado Novo, e o cantor Léo Santana, ex-vocalista do Parangolé.

Foto: Edgar de Souza

Foto: Edgar de Souza

O evento proporciona um momento de integração e confraternização, tanto para os funcionários da Funceb e da Secult – que lidam o ano inteiro com eventos culturais da Bahia –, quanto para baianos e turistas que queiram curtir e dançar ao som do axé e demais ritmos carnavalescos. Todos são convidados a integrar o folguedo nas ruas. Já o acesso à festa na Tereza Batista é permitido somente aos portadores da camisa padronizada do evento, com arte do designer Edileno Capistrano.

Na caminhada, os seguidores serão conduzidos por baianas estilizadas e bonecões, que dão o tom ritualístico da Lavagem e colorem o cortejo. Os foliões são também animados pelas bandas de sopro e percussão do Maestro Reginaldo de Xangô, Terra da Felicidade e Afoxé Filhas de Gandhy.

Origem

A primeira Lavagem Cultural, evento promovido por servidores da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), aconteceu em 1989, quando a instituição, hoje localizada no Pelourinho, ainda funcionava na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no bairro dos Barris. De lá para cá, a Lavagem prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades, como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gilmelândia, Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fábio, Tatau, Levi Lima, Denny, Alinne Rosa, Ana Mametto, dentre outros.

A festa, que conta ainda com carros alegóricos e afoxés, faz parte do calendário oficial carnavalesco do Governo do Estado.