A desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago é a nova presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). Eleita em novembro do ano passado para o biênio 2016-2018, ela e os demais membros da mesa diretora do TJ-BA tomaram posse nesta segunda-feira (1º), em solenidade realizada no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. Ela substitui o desembargador Eserval Rocha. “Prometo desempenhar bem e fielmente os deveres de meu cargo”.

Governador Rui Costa participa da posse da nova Mesa Diretora (Biênio 2016/2018) do Tribunal de Justiça da Bahia, no fórum Ruy Barbosa. | Foto: Manu Dias/GOVBA

Governador Rui Costa participa da posse da nova Mesa Diretora (Biênio 2016/2018) do Tribunal de Justiça da Bahia, no fórum Ruy Barbosa. | Foto: Manu Dias/GOVBA

O rito de transmissão de cargo começou às 10 horas. O desembargador Eserval Rocha, ainda na condição de presidente, passou em revista a tropa de 51 oficiais da Academia da Polícia Militar. A banda de música da Polícia Militar Maestro Wanderley executou a Marcha dos Cônsules.

Em seguida, o desembargador Eserval Rocha recepcionou, na entrada do fórum, o governador Rui Costa. Depois, foram juntos depositar uma coroa de flores na cripta com os restos mortais do jurista Ruy Barbosa, no subsolo do fórum.

Já no Salão Nobre, ainda antes da transmissão do cargo de presidente, o desembargador Eserval Rocha fez um discurso relembrando as ações de sua gestão, a partir das referências do seu discurso de posse, em 3 de fevereiro de 2014. “Precisamos prestar contas do dinheiro do pagador de impostos”, disse.

Em seguida, o presidente, em seu último ato, empossou a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago como a terceira mulher presidente do Tribunal de Justiça da Bahia. Antes dela, as desembargadoras Sílvia Zarif e Telma Britto já haviam assumido a Presidência.

A mensagem da canção “Tocando em frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira, marcou a entrada da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago. De forma especial, a música foi cantada por uma de suas filhas, a cantora Amanda Santiago.

“É um momento de muita coragem, de merecimento de minha mãe. Para mim, estar participando deste momento é muito especial, porque ela tem muita competência para chegar a esse cargo”, afirmou Amanda Santiago.

A escolha da música e o pedido para cantar foi de mãe para filha. “É a música preferida dela e vai ser assim, como ela pediu”, revelou Amanda.

Em seguida, o Hino Nacional e o Hino do Estado da Bahia, ou Hino ao Dois de Julho, foram cantados por Márcio Medeiros, ex-regente do coral do TJBA, acompanhado do pianista Valdomiro Miranda.

A nova presidente empossou os demais membros da Mesa Diretora. E iniciou o discurso lembrando os familiares, da infância em Coaraci, cidade onde nasceu, na Região Sul do Estado. Anunciou que irá criar a Secretaria de Primeiro Grau, voltada exclusivamente para aprimorar os serviços prestados por juízes e servidores, e a Secretaria do Interior, para fortalecer o trabalho nas comarcas baianas, “das maiores às menores”.

Também foram empossados os demais membros da Mesa Diretora para o biênio 2106/2108: a desembargadora Maria da Purificação da Silva, como 1º vice-presidente; a desembargadora Lícia de Castro Laranjeira Carvalho, na 2ª vice-Presidência; o desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim, como corregedor-geral da Justiça; e, na Corregedoria das Comarcas do Interior, a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.