Artistas que integram o selo Favellê Music realizaram show na Casa Rosa na noite do último sábado (13)

Do amor à resistência, do hip hop ao pagotrap. Muitos foram os temas e muitos foram os sons que ecoaram na noite do último sábado (13), durante o Baile Favellê, realizado na Casa Rosa, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Ao todo, 25 artistas que integram o selo Favellê Music subiram ao palco para um show exclusivo, que uniu música, dança, performance e tecnologia.

Na regência do espetáculo, o músico, multi-instrumentista e produtor musical Marivaldo dos Santos, que, ao lado da produtora Fernanda Mello, está à frente do Favellê Music. O objetivo do selo é criar uma rede de artistas, oriundos de favelas e periferias, oferecendo apoio de mídia, assessoria e produção musical, incluindo a gravação de músicas em estúdio e a produção de videoclipe.

A diversidade tomou conta do palco. A partir das inconfundíveis batidas da percussão baiana, músicas que abordam amor, identidade, empoderamento e luta antirracista. A apresentação contou ainda com um corpo de dança com 13 bailarinos, com coreografias assinadas por Elivan Conceição, a partir de inúmeras trocas de ideias com Marivaldo para a construção das performances. Ao longo de pouco mais de duas horas, o público de Salvador teve a oportunidade de participar da experiência do Favellê Music e conferir uma mostra do que vem por aí.

O Baile Favellê foi o primeiro passo. No evento, voltado para convidados, os artistas apresentaram seus trabalhos autorais que serão lançados nos próximos meses. E os talentos vêm de várias regiões da cidade, entre as quais: Paripe, Subúrbio Ferroviário, Saboeiro, Cabula e Nordeste de Amaralina, comunidade onde Marivaldo nasceu e cresceu.

O idealizador do Favellê Music explica que o selo não se restringe a Salvador. “Iniciamos por aqui, mas a nossa proposta é ampliar esse trabalho, agregando artistas de favelas e periferias de qualquer cidade do Brasil”. O mesmo vale para o Baile Favellê. “O baile é um produto da nossa gravadora. Fizemos duas edições em Nova York e, agora, realizamos essa edição especial em Salvador, com os artistas que estão conosco. Queremos levar esse formato de evento para outras cidades também”, ressaltou Marivaldo.

Para realizar o Baile Favellê, Marivaldo contou com inúmeras parcerias, como a da cantora Ivete Sangalo, Apple Produções, Studio Nagô, a aceleradora de startups Vale do Dendê, além das empresas A Geradora, Uranus 2, RioSol, AMMA e uma equipe que atuou na produção visual do evento.

Para potencializar ainda mais os artistas e agregar novos talentos, Marivaldo dos Santos busca novos apoios e patrocínios. “Já estamos dialogando com alguns investidores e estamos em busca de outros que tenham interesse em vincular a marca ao Favellê Music e fortalecer esse movimento, que representa um novo portal para as favelas e periferias. Nossa empresa tem o intuito de revelar novos artistas e novos estilos musicais desses tantos talentos espalhados por nosso Brasil”.

*Retorno*

Marivaldo dos Santos nasceu e cresceu no Nordeste de Amaralina, mas logo buscou expandir os horizontes. Há mais de 20 anos, ele integra o elenco fixo do show percussivo Stomp, em Nova York, onde reside atualmente. Ele sabe bem a importância em contar com um suporte para poder projetar uma carreira artística. “Saí de Salvador e fui tentar ganhar a vida como músico em Nova York. Deu certo, mas sei que não é toda história que acaba assim. É por isso que tento usar toda a experiência que acumulei ao longo desses anos para dar suporte aos nossos artistas das favelas e das periferias”, diz.

Ao lado de Fernanda Mello, que é produtora do artista, Marivaldo também fundou o projeto social Quabales, em 2012, cuja sede funciona no Nordeste de Amaralina. No local, alunos da comunidade e de outras localidades de Salvador têm acesso a aulas gratuitas de percussão, violão, dança, capoeira, canto, inglês, entre outros aprendizados.

Agora, com o Favellê Music, Marivaldo espera que o investimento feito nos artistas possa retornar às respectivas comunidades, tanto do ponto de vista material, considerando o aspecto financeiro, quanto do ponto de vista imaterial, trabalhando autoestima dos moradores dessas localidades. “Acima de tudo, queremos mostrar que precisamos dar passos à frente sem nunca esquecer de onde viemos”, conclui.

Confira a lista de artistas que integram o Favellê Music

Ana Sales
Brianny
Gallo
Gleyce Manu
Jhon Leão
Juninho
Liyah Wolguer
Mapa
Medusa
Moura X
Nagô Bets
Paula Gringa
Pérola
Petula
RN
Santox
Smplsmente
Thati Souza
Udi Santos
Vamarlei
Vitor Portella

Grupos Artísticos:

AP MOB:
– Berg
– DoEgito
– Roni R10

BLACK ROYALT:
– Gringa
– Grego
– Rangel

QUABALES BANDA

BANDA BASE FAVELLÊ
Marivaldo dos Santos
Felipe Pires
Janderson Costta
Vitor Portella