Especialista dá dicas para emagrecer de forma sustentável

Por muito tempo, como dietas para reduzir o peso tinha apenas uma preocupação, gerar “indicie energético negativo”, ou seja, consumir menos calorias do que gasta no dia. Como dietas tinham maior preocupação com quantidade do que com a qualidade da alimentação.

Porém, dietas muito restritivas podem ter o contrário efeito, já que levam a uma queda do gasto energético, atrapalhando o emagrecimento, explica a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Natal, Beatriz Luz. “O corpo, ao se adaptar à dieta, acaba por reduzir o metabolismo. Com isso, em dietas que se baseiam apenas em quantidade de calorias, a pessoa precisa comer cada vez menos para perder o peso desejado, compensando, assim, essa queda do gasto energético”, pontua.

O total de gasto energético de 24 horas de um indivíduo é determinado pelo gasto energético de repouso, maio o térmico efeito do alimento e o efeito térmico da atividade. “É muito importante consultar um endocrinologista para que ele analise se sua produção hormonal está adequada e ir a um nutricionista para receber um plano alimentar que seja feito para o seu caso, seus hábitos alimentares e sua rotina de vida”, explica Beatriz.

Confira a seguir dicas para emagrecer de forma saudável:

– Fique mais ativo e pratique exercício físico regularmente. Essa é a melhor forma de acelerar seu gasto energético;
– Coma devagar e respeite a saciedade do seu corpo;
– Não conte apenas como calorias, se importar com sua qualidade alimentar;
– Subgestão de água durante o dia;
– Evite ficar muitas horas sem comer.