Em ano de Olimpíadas… Cadê a galera? O jovem busca os amigos, para a velha resenha de sempre, mas estão todos ocupados, o tempo inteiro, no tatame, treinando Jiu Jitsu. Todos praticando e ele não. Curioso, para não ficar de fora da novidade, resolveu aderir também

Jean, à direita, se apaixonou pela arte marcial. | Foto: Divulgação

Jean, à direita, se apaixonou pela arte marcial. | Foto: Divulgação

Resultado, há seis anos atua nesta arte marcial, já disputou 50 campeonatos e, agora em 2016, pretende lutar no Grand Slam e em outras competições fora da Bahia. Este é Jean Ribeiro que, aos 19 anos, em Salvador, tem como maior adversário a falta de apoiadores.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Para um lutador se manter ativo e em alto nível aqui na Bahia é preciso gastar do próprio dinheiro e não tem retorno, já que a suprema maioria dos eventos não paga em dinheiro aos campeões”, lamenta o jovem atleta.

Jean busca patrocinadores dispostos em investir recursos em seus treinos e disputas de campeonatos de Jiu Jitsu. Adversário cruel para praticantes dessas modalidades esportivas não só em terras baianas, mas no Brasil – ironicamente, país sede dos Jogos Olímpicos este ano.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mas ele é lutador, tem determinação, mas também sonha. “Meu maior sonho é poder viver do Jiu Jitsu. Infelizmente, no Brasil, e pior ainda aqui na Bahia, isso é missão quase impossível. Por isso gosto muito de estar competindo e começar a competir fora para ganhar um certo reconhecimento dentro do esporte. Fora isso, comecei um curso de inglês, vai que surge uma oportunidade de lutar ou treinar fora”, brinca.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na carreira, guarda títulos como o de campeão do American Golden Cup, Juvenil ADCC Brazil, Copa Bahia, Pernambucano No-Gi, duas vezes campeão Baiano e campeão Sul Americano.

Empresários  interessados em apoiar Jean Ribeiro podem entrar em contato com o atleta por meio do celular 71 99183-4084 ou no e-mail jeanpablo525@gmail.com.